domingo, 6 de abril de 2014

Oracle GoldenGate - Parte 3



Jovens

Vamos dar sequência. Hoje, coisa fácil. Só a carga dos dados.

Se quiser lembrar onde estamos. Veja aqui [1] e aqui [2].

Vamos fazer a carga inicial do nosso TARGET. Como eu disse no primeiro artigo, pode ser feito via GG, via RMAN, via expdp/impdp.

Nesse caso, eu escolhi o expdp/impdp para mostrar a vocês. E foi o que eu usei com sucesso no projeto que trabalhei.


1) No SOURCE, criar os directories...
       SQL> CREATE OR REPLACE DIRECTORY EXPDP_DIR AS '/oracle/oradata/copiaQSP';
       SQL> GRANT READ, WRITE ON DIRECTORY EXPDP_DIR TO PUBLIC;

2) Vamos levantar o valor do SCN que utilizaremos.
       SQL> select current_scn from v$database;

       CURRENT_SCN
       -----------
        5600816832 

       Vamos usar esse como exemplo.
        
3) Exportando...
      
     vi expdp.sh
     expdp "isdba/*******@QSP" directory=EXPDP_DIR DUMPFILE=QSP_%U.dmp LOGFILE=qsp.log FULL=Y filesize=8192m  FLASHBACK_SCN=5600816832

     Execute:
     chmod +x expdp.sh
     nohup ./expdp.sh &
      
     tail -f nohup.out
      
    Não esqueçam que não é recomendado usar o SYS para fazer expdp/impdp Ok? Se quiser usar para o exemplo, ok. Mas não deve fazer isso.
      
4) Criando os directories no TARGET.
SQL> CREATE OR REPLACE DIRECTORY IMPDP_DIR AS '/oracle/oradata/copiaQSP';
       SQL> GRANT READ, WRITE ON DIRECTORY IMPDP_DIR TO PUBLIC;

       Depois de, claro, já ter feito a cópia para o outro servidor (TARGET) e já ter uma base criada lá, vamos importar a base.
      
       Ahhh, se as suas tablespaces são iguais, se os caminhos dos datafiles também, manda um full e já era. Se não, não esqueça de criar as tablespaces antes.
      
      
5) Importando...   
      
       vi impdp.sh
       impdp \"/ as sysdba\" directory=EXPDP_DIR dumpfile=QSP_%U.dmp logfile=impdp_QSP.log SCHEMAS='OPS$ORAQSP','OPS$QSPADM','OPS$SAPSERVICEQSP','SAPSR3';
      
       Execute:
       chmod +x impdp.sh
       nohup ./impdp.sh
      
       tail -f nohup.out
      
      
       Observação: Eu gosto de identificar os schemas que eu vou migrar. Mas ai é mania minha. Façam como quiser, desde que tenham feito o expdp com o flashback_scn. Se quiserem fazer um full, a vontade.
      
Ai sim hein jovem mancebo. Tudo indo bem...

Já conferiu? Objetos inválidos, quantidade de objetos, logs, etc? Não, hein?

A essa altura do campeonato 02? Sem conferência 02? E se estiver faltando algo 02?

Vai lá, confere.. Eu espero...

Waiting... Waiting... Waiting... zzz Zzz ZZZ... Opa, eu estou aqui.. Firme e forte...

Aeeee, agora sim.. Conferido...

Chegou a hora. Chegou o momento mais aguardado. Configurar o extract, data pump e replicat.
      
Vamos lá.. Está ancioso? Animado? Eu também...

Então.. Para.. Para.. Para.. Para...

Isso, vamos dar uma de João Kleber aqui... Só no próximo artigo.

Sim, temos que ter um pouco de suspense não é?

E não, não me xingue hein :D.


Abraço
Mario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso te ajudou? Comente...

Postagem em destaque

[ORACLE] Quick tips: Autonomous Health Framework (AHF) files cleanup.

Hello everyone.   How are you doing?   Today, I going to show you a quick tip about the AHF - Autonomous Health Framework.   In case your au...